advogado, porto, alegre




             Pensão por Morte na União Homoafetiva

advogado, pensao, homoafetiva

              Os Institutos de Previdência devem conceder pensão por morte também nos casos de uniões homoafetivas. Decisão baseia-se nos direitos fundamentais de igualdade, de liberdade e da dignidade da pessoa humana. Para obter o benefício de pensão por morte são necessários três requisitos: óbito do instituidor, qualidade de segurado do falecido e condição de dependente do requerente.

             Embora o artigo 226 da Constituição Federal reconheça como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, a própria Carta Magna, em outros artigos afirma que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” e que constitui objetivo da República Federativa do Brasil “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

             Mesmo que não esteja de forma explícita no texto constitucional, das bordas de seus princípios e objetivos deve se extrair a conclusão de que a união homoafetiva deve ser amparada e protegida pelo Estado.

             Comprovando que na data do óbito do companheiro estava configurada a união estável, a Justiça entende que é devido o benefício desde a data do requerimento administrativo.

             Portanto, você segurado da previdência que se sentir prejudicado no seu direito, entre em contato conosco, faça uma consulta que nosso advogado especialista em Pensão por Morte na União Estável Homoafetiva analisará minunciosamente seu caso e o orientará a ingressar com uma ação na Justiça, garantindo assim os seus direitos e evitando abusos.

             Não deixe seu direito de segurado do INSS ser lesado, procure imediatamente nosso advogado especialista em Pensão por Morte na União Estável Homoafetiva que, por meio de uma ação baseada no Direito Previdenciário, defenderemos e restabeleceremos o seus direitos.

             Agende uma consulta gratuita e sem compromisso

registro carteira trabalho
Alves Nunes Advogados
Av. Carlos Gomes, 281 - 2º Andar - Conj. 201
Bairro Auxiliadora | Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3574.9510  |  email: contato@alvesnunesadvogados.com.br





















Advogado especialista em Pensão por Morte na União Estável Homoafetiva - Homossexual em Porto Alegre.




Advogado especialista em Pensão por Morte na União Homoafetiva em Porto Alegre.












O que é uma união estável?

Para uma união ser considerada estável, de acordo com a Constituição, são necessárias quatro condições: que seja duradoura, pública, contínua e que tenha objetivo de constituir família. As uniões estáveis levam ao reconhecimento de todo casal heterossexual como "entidade familiar". Essa interpretação agora se estende a casais gays. No texto constitucional, a definição é a que segue: "Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento".

» Voltar.





























Advogado especialista em Pensão por Morte na União Estável Homoafetiva - Homossexual em Porto Alegre.




Advogado especialista em Pensão por Morte na União Homoafetiva em Porto Alegre.












Por que a união estável foi estendida aos homossexuais?

Os ministros entenderam de duas maneiras distintas. Uma delas indica que os deputados constituintes contemplam a possibilidade na Carta Magna por meio de um "silêncio eloquente". Eles acreditam que os parlamentares evitaram tratar de uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo para evitar restrições textuais aos gays, o que contrariaria os princípios da igualdade e da dignidade. Outra interpretação diz que os homossexuais formam uniões não contempladas pela legislação vigente, mas devem ser preservados da insegurança jurídica. Por isso, devem ser ligados a organizações familiares até que o Congresso legisle sobre o tema.

» Voltar.





























Advogado especialista em Pensão por Morte na União Estável Homoafetiva - Homossexual em Porto Alegre.




Advogado especialista em Pensão por Morte na União Homoafetiva em Porto Alegre.












A união estável garante quais direitos?

Pensão alimentícia no caso de separação, inclusão em plano de saúde, declaração conjunta de Imposto de Renda, herança, separação de bens no caso de fim da união, compartilhamento da guarda de filhos e facilidades para transformar a união estável em casamento -- com possibilidade de posterior transferência de sobrenome.

» Voltar.





























Advogado especialista em Pensão por Morte na União Estável Homoafetiva - Homossexual em Porto Alegre.




Advogado especialista em Pensão por Morte na União Homoafetiva em Porto Alegre.












Decisões desse tipo já tinham sido tomadas antes no Brasil e em outros países?

Sim. Antes de relatar os casos, o ministro Ayres Britto pediu um levantamento nos Estados para saber se a união estável de homossexuais já era reconhecida apesar da falta de um pronunciamento da maior corte do país. Ele detectou que decisões nesse sentido já tinham sido tomadas em tribunais de dez unidades federativas: Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo. Essas decisões, de primeira ou segunda instâncias, pesaram a favor do movimento gay no julgamento no STF. Os juízes desses tribunais autorizaram não apenas as uniões civis homossexuais, mas também pleitos de pensão e herança. Além disso, mais de 20 países de todo o mundo reconheceram a união estável de pessoas do mesmo sexo antes do Brasil, incluindo o Uruguai. Outros, como a Argentina e várias partes dos Estados Unidos, já permitem casamentos gays.

» Voltar.





























Advogado especialista em Pensão por Morte na União Estável Homoafetiva - Homossexual em Porto Alegre.




Advogado especialista em Pensão por Morte na União Homoafetiva em Porto Alegre.












Casais homossexuais sem filhos podem ser chamados de família?

Sim. A decisão do Supremo de reconhecer a possibilidade de união estável também para pessoas do mesmo sexo coloca esses casais em uma das três formas explícitas pela Constituição sobre organização familiar. As outras duas são o casamento civil e a família monoparental, com um dos pais e os filhos. Há ministros do STF que acreditam que a união homoafetiva deva ser definida pelo Poder Legislativo como outra forma de organização familiar.

» Voltar.





























Advogado especialista em Pensão por Morte na União Estável Homoafetiva - Homossexual em Porto Alegre.




Advogado especialista em Pensão por Morte na União Homoafetiva em Porto Alegre.












A decisão do STF basta para que os casais homossexuais tenham os mesmos direitos dos heterossexuais?

Não. A decisão viabiliza a união estável, mas benefícios mais polêmicos, como a adoção, devem acabar chegando à Justiça. A transformação da união estável em casamento civil, também. Ministros do Supremo e lideranças do movimento gay acreditam que os juízes de primeira instância, que receberão a maioria dos processos desse tipo, vão definir os limites da aplicabilidade no dia a dia e que apenas seguirão a decisão da corte integralmente no que diz respeito à união estável e suas consequências mais definidas. No caso dos registros em cartório, eventuais pedidos recusados podem ser imediatamente levados à Justiça, que remeterá à decisão do Supremo para consolidar a união estável de pessoas do mesmo sexo.
» Voltar.





























Escritorio de advocacia em porto alegre, escritório de advogados em porto alegre, advogado, advogados em Porto Alegre, previdência social, INSS, previdenciário, auxílio, direito previdenciario, aposentadoria, pedido de aposentadoria, conversão de auxílio doença em aposentadoria por invalidez, Aposentadoria por idade, Revisão pelo teto, conversão, idade, Fator de ajuste previdenciário, Pensão por morte, Revisão de benefício, Desaposentação, Salário Maternidade, pedido de auxílio doença, aposentadoria por invalidez, doença, aposentadoria, aposentado, aposentadoria por tempo de serviço, pensão INSS, planos de saúde, porto, tempo, contribuição, saude, convenio, beneficio, invalidez, desaposentacao, Pensão União Estável, Pensão União Estável Homoafetiva, homossexual, Porto Alegre, Poa, RS.
Áreas de Atuação do Escritório de Advocacia em Porto Alegre:
-Escritório de advocacia especialista em ação de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Escritório de advocacia especializado em ação de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogados especialistas em ação de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogados especializados em ação de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogados especialistas em ação na justiça para pedido de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogados especializados em ação na justiça para solicitação de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Escritórios de advocacia especialistas em ação de concessão de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Escritórios de advocacia especializados em ação de benefício de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especialista em pedido de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especializado em ação de solicitação de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especialista em ação na justiça para pedido de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especializado em ação na justiça para pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especialista em pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especializado em ação de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especialista em ação na justiça para pedido de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especializado em ação na justiça para pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Escritório de advocacia especialista em ação de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Escritório de advocacia especializado em ação de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogados especialistas em ação de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogados especializados em ação de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogados especialistas em ação na justiça para pedido de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogados especializados em ação na justiça para solicitação de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Escritórios de advocacia especialistas em ação de concessão de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Escritórios de advocacia especializados em ação de benefício de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especialista em pedido de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especializado em ação de solicitação de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especialista em ação na justiça para pedido de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especializado em ação na justiça para pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especialista em pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especializado em ação de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especialista em ação na justiça para pedido de pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.
-Advogado especializado em ação na justiça para pensão por morte na união estável homoafetiva homossexual em Porto Alegre, RS.

Sites parceiros em Porto Alegre:
www.advogadosemportoalegre.adv.br
www.rodrigonunesadvogado.com.br
www.rodrigoalvesnunesadvocacia.com.br
www.portoalegrepisos.com.br
www.advogadoerromedico.com.br
www.janainafontanive.com.br
www.romanipesca.com.br
www.pescanaargentina.com.br
www.argentinapesca.com.br
www.turismordm.com.br
www.pousadahambare.com.br
www.posadahambare.cl
www.pousadaelrocio.com.br
www.pescadouradosalto.com.br
www.sosprevidencia.com.br
www.sosprevidencia.adv.br
www.kleinturturismo.com.br
www.cusinatoturismo.com.br
www.pescasalmaochile.com.br
www.criminaladvogado.com.br
www.historiadepescador.com.br
www.advogadosimobiliarios.com.br
www.nunesrodriguesadvogados.com.br
www.advogadodireitotrabalhista.com.br
www.nunesrodriguesadvocacia.com.br

Advogado Pensão Morte União Estável Homoafetiva Homossexual Porto Alegre, RS.